MEDLAND2020

 

O MEDLAND2020 foi um dos treze projectos de capitalização MED, aprovado no âmbito do primeiro Concurso para Capitalização de Projectos do Programa MED.

O principal objectivo do projecto MEDLAND 2020 é a promoção da cooperação internacional para o estabelecimento de um quadro comum de gestão territorial para a protecção dos recursos naturais, em sinergia com a valorização social e económica da bacia do Mediterrâneo, através da partilha, transferência e mainstreaming de produtos para as políticas públicas a nível local, regional e nacional, bem como a nível Pan-Mediterrânico e Europeu.


Os objectivos específicos do projecto são os seguintes:

1. Gerar sinergias entre projectos e parceiros, construindo uma rede de redes, no contexto mediterrânico, para reforçar a capacidade de transferência e de disseminação de resultados e experiências de anteriores projectos estratégicos.

2. Desenvolver sinergias entre instrumentos operacionais, boas práticas e modelos, implementados por diferentes projectos incidindo nos recursos naturais do Mediterrâneo, de modo a melhorar a capacidade de transferência dos resultados desses projectos.

3. Desenvolver lobbying para a protecção e valorização dos recursos naturais do Mediterrâneo, junto das instituições nacionais, europeias e pan-mediterrânicas, aumentando o impacto da cooperação territorial na disseminação, no terreno, de políticas regionais.

4. Identificar desafios e lacunas para a construção de um quadro comum de gestão territorial para a protecção dos recursos naturais na bacia do Mediterrâneo, no contexto da Europa 2020 e do novo programa MED.

5. Contribuir para a definição e promoção de uma visão comum sobre as florestas mediterrânicas.

No contexto geral da temática da gestão dos recursos naturais, os resultados de capitalização do MEDLAND2020 organizam-se em quatro tópicos:


ü Gestão integral de áreas protegidas naturais.

ü Gestão de riscos naturais, em particular de incêndios.

ü Valorização social e económica do território, através do desenvolvimento rural e do turismo sustentável.

      ü Gestão inteligente dos recursos naturais, desde usos emergentes como a biomassa, até novos desafios como o pagamento de serviços ambientais.



O projecto teve a participação de 14 parceiros de 8 países, ligados a anteriores projectos MED, incluindo um país abrangido pelo Instrumento de Assistência à Pré-Adesão (IPA). Teve também o desenvolvimento de processos de colaboração com países da margem sul do Mediterrâneo. 

A RCDI foi o parceiro português do MEDLAND2020, capitalizando os resultados do anterior projecto 2BPARKS, no âmbito dos tópicos gestão integral de áreas protegidas naturais e valorização social e económica do território.

Descarregue a descrição detalhada do projecto MEDLAND2020 aqui.

Conheça o "Policy Brief" do projecto aqui
Conheça o e-book sobre boas práticas para uma gestão territorial integrada aqui

Mais informações em : http://www.medland2020.eu/



                

 

 

Skip Navigation LinksInício » Projecto Medland2020 Segunda, 23 de Outubro de 2017