Progress in White
 
O envelhecimento da população nas áreas rurais coloca desafios de natureza diversa, um dos quais é o crescente número de idosos em situação de dependência. O apoio domiciliário a estes idosos é prestado, em grande parte, através de uma rede informal, baseada na família e, sobretudo, nas mulheres. No entanto, prevê-se um futuro enfraquecimento desta rede causado por vários factores de ordem social e económica.


Embora existam já respostas formais a esta situação, a evolução das necessidades de assistência a idosos requer que se explorem e se definam novos modelos de assistência domiciliária e de formação de profissionais, adequados às características das áreas rurais, de modo a promover uma oferta flexível e equitativa de serviços.

O projecto Progress in White incide sobre as necessidades de formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios futuros que se colocam ao sector da assistência a idosos, em particular no que respeita ao apoio domiciliário. O projecto baseia-se na Agenda da Comissão Europeia “Novas Competências e Empregos”, sendo financiado pelo Programa para o Emprego e a Solidariedade Social – PROGRESS (2007-2013).



São objectivos específicos do projecto:
  • Promover uma colaboração estreita entre os stakeholders relevantes, de modo a maximizar a informação sobre necessidades actuais e futuras de qualificação profissional;
  • Reforçar a base de informação sobre o mercado de trabalho constituído pelos white jobs, de modo a orientar a oferta educativa e de formação profissional;
  • Identificar e partilhar boas práticas ao nível dos profissionais dos serviços de assistência ao domicílio;
  • Definir o perfil de emprego deste sector nos vários países participantes;
  • Contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos no sector da assistência a idosos e modelar a nova oferta educativa orientada para os white jobs.



O projecto envolveu uma parceria de instituições públicas e privadas em nove países: Espanha, Grécia, Itália, Malta, Bulgária, Portugal, Roménia, Turquia e Polónia. A RCDI foi o parceiro português, tendo a seu cargo a implementação do projecto da Região Alentejo.

A execução do projecto decorreu até Dezembro de 2014, tendo sido realizadas 3 conferências transnacionais na Polónia (Junho 2014), Portugal (Setembro 2014) e Bulgária (Novembro 2014). Estas conferências constituiram fóruns de debate e troca de experiências com a participação de especialistas convidados dos diversos países.


















Documentos para consulta:



Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia.
A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, 
não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

 

Skip Navigation LinksInício » Projecto Progress in White Segunda, 23 de Outubro de 2017