Inovação. Desenvolvimento. Cooperação.





  • Anote na sua Agenda! Conferência Final do projecto iBLUE em Marselha, em 18 de Dezembro de 2019 

    A Conferência Final do iBLUE irá realizar-se em Marselha, França, no próximo dia de 18 de Dezembro, encerrando um processo de trabalho colaborativo realizado ao longo de três anos pelos parceiros do projecto, em nove países da bacia Mediterrânica – Itália (Coordenador), Albânia, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia e Portugal.

    Com enfoque na náutica de recreio, o projecto permitiu aprofundar o conhecimento sobre este sub-sector, traduzindo-se no desenvolvimento de metodologias, na criação de instrumentos de apoio e em resultados que interessam a toda a fileira do mar, que serão apresentados e analisados na Conferência Final.







    Workshops de Benchlearning e de Scoping do projecto +RESILIENT, em Évora, em 14 e 24 de Junho

    Decorreram em 14 e 24 de Junho, em Évora, na CCDR-Alentejo, o parceiro associado do projecto, dois importantes eventos do +RESILIENT: Workshop de Benchlearning, dedicado a consolidar a troca de experiências e a partilha de boas práticas entre os parceiros do projecto, no domínio da inovação social. Workshop de Scoping, visando a definição preliminar de uma acção-piloto, que irá testar um instrumento digital para facilitar o acesso aos serviços sociais, no Alentejo Central.






    Vídeo do projecto IBLUE sobre a metodologia 3-PBM 

    Conheça as opiniões dos stakeholders sobre a metodologia 3-PBM – Modelo de Gestão dos Três Pilares, desenvolvida pelo projecto IBLUE.
















  • Terceira Reunião Transnacional do projecto +RESILIENT em Roma, em Outubro de 2019

    A terceira Reunião Transnacional do +RESILIENT decorreu em 15 e 16 de Outubro, em Roma, Itália, marcando a conclusão do Módulo 1 e o arranque do Módulo 2 do projecto, em que se destaca a realização de acções-piloto, em cada uma das regiões participantes. No Alentejo, a RCDI irá desenvolver, em colaboração com os stakeholders do +RESILIENT, o protótipo para uma ferramenta digital, que se destina a facilitar o acesso às respostas sociais, agilizando a pesquisa e contacto dos utilizadores com os prestadores de serviços sociais, públicos e privados. Mais informação sobre esta acção-piloto, em breve.

     






    Acção de Formação e Reunião Internacional do projecto iBLUE em Lisboa, em 18 e 19 de Junho 

    No dia 19 de Junho decorreu uma Acção de Formação dedicada às PMEs da economia do mar, sobre a metodologia 3-PBM – Modelo de Gestão dos Três Pilares, organizada pela RCDI, com o apoio institucional da AIN – Associação das Indústrias Navais. Pode conhecer aqui alguns materiais de apoio distribuídos aos participantes na Formação. 
     

     




    Conheça o vídeo do projecto WETNET

    O vídeo “WetNet – Improving Water Governance in Wetlands” mostra-lhe, num relance, os objectivos e conceitos fundamentais, que norteiam a implementação do projecto europeu WetNet.











  • Conferência Internacional do projecto WETNET

    A conferência internacional do projecto WetNet, realizada de 1 a 3 de Outubro em Veneza, Itália, marcou a conclusão das actividades do projecto. No âmbito da conferência foram apresentadas, pelos vários parceiros, a metodologia seguida e os resultados alcançados com o processo colaborativo implementado em cada área piloto. Foram desenvolvidos 9 planos de acção para zonas húmidas, que sustentam as propostas de acordo entre os stakeholders e foi elaborada uma Declaração conjunta sobre a governança das zonas húmidas. A conferência incluiu uma visita de estudo à Lagoa de Veneza, uma das maiores zonas húmidas do Mediterrâneo.







    Projecto WETNET - Assinado Acordo Ambiental para a Lagoa de Melides

    Realizou-se no passado dia 17 de Junho, no Cine-Teatro Grandolênse, a Conferência Final do projecto europeu WetNet, marcando a conclusão do processo participativo, que conduziu à assinatura do Acordo Ambiental para a Zona Húmida da Lagoa de Melides.

     








    Concursos a decorrer no COMPETE 2020

    Conheça os Avisos dos concursos actualmente a decorrer no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o programa do Portugal 2020 vocacionado para apoiar o desenvolvimento da economia portuguesa, com base no conhecimento e na inovação. A RCDI presta apoio especializado na preparação e acompanhamento de candidaturas aos vários sistemas de incentivos do COMPETE 2020.  Contacte-nos: info@rcdi.pt

Skip Navigation LinksInício Terça, 10 de Dezembro de 2019