Ele.C.Tra - Electric City Transport
 




O projecto Ele.C.Tra – Electric City Transport, co-financiado pelo programa Europeu Intelligent Energy Europe, tem como objectivo a promoção de soluções de mobilidade sustentável, em meios urbanos, envolvendo residentes e turistas na utilização de veículos eléctricos ligeiros, através do desenvolvimento de sistemas de uso partilhado de scooters eléctricas.


O projecto baseia-se na ideia-chave de que é possível reduzir a poluição gerada pelo transporte de passageiros e melhorar a qualidade de vida nas cidades, através da promoção de novos modelos de mobilidade sustentável. Neste contexto, o Ele.C.Tra pretende, em particular:

ü Sensibilizar entidades públicas, operadores de transportes, operadores turísticos, universidades, empresas e público em geral para o desenvolvimento e utilização de meios de transporte sustentáveis (e.g. veículos eléctricos e outros modos de transporte com reduzido impacto ambiental).
 
ü Incentivar a utilização de scooters eléctricas em áreas urbanas, através de soluções de partilha (sharing), em regime de aluguer de curta duração.
 
ü Sensibilizar os residentes e turistas das áreas urbanas abrangidas pelo projecto, visando a alteração dos seus comportamentos diários, no sentido da adopção de soluções de transporte ambientalmente sustentáveis. 


O projecto iniciou-se em Julho de 2013, decorrendo ao longo de um período de 30 meses, tendo sido concluído em Dezembro de 2015.

O Ele.C.Tra envolveu 11 parceiros, que representavam 8 países da União Europeia, e incluiu experiências piloto de implementação de sistemas de uso partilhado de scooters eléctricas em três cidades – Génova, Florença e Barcelona – onde a utilização de scooters convencionais é muito comum. As acções piloto permitiram transferir boas práticas e experiências para a criação de sistemas de utilização partilhada de scooters eléctricas em pelo menos cinco outras cidades, incluindo Lisboa, envolvendo, assim, um grande número de cidadãos europeus neste processo. 

A RCDI prestou assistência técnica ao parceiro português do Ele.C.Tra – Exacto, Estudos e Planeamento, Lda – no desenvolvimento do projecto. As intervenções da Exacto, realizadas com a colaboração da RCDI, incluiram: i) promoção da mobilidade eléctrica junto de entidades públicas, empresas, outros actores locais (associações, universidades, ONGs…) e público em geral, favorecendo o desenvolvimento de sistemas sustentáveis de transporte urbano; ii) realização dos estudos preparatórios para assegurar a transferência para Lisboa do modelo de partilha de scooters eléctricas, testadas nas três cidades piloto.

 

 Lisboa acolheu a conferência final do projecto, em Dezembro de 2015, onde foram apresentados os resultados alcançados nas três cidades piloto e propostos os modelos de transferência para as restantes cidades – Lisboa, Atenas, Múrcia, Skopje, Suceava (região de Bukovina), Valeta (e República de Malta em geral) e Zagreb.

 

Conheça a brochura do Ele.C.Tra

Leia os artigos electrónicos do Ele.C.Tra

E-article Nº 1

 

Acompanhe as actividades do Ele.C.Tra e visite o website do projecto em http://electraproject.eu/



                   



 

Skip Navigation LinksInício » Projecto Electra Segunda, 11 de Dezembro de 2017